top of page
Buscar
  • Foto do escritorEdu da Eurekas

ERGONOMIA

Saiba quais são as alturas padrões de tampos e assentos de cadeiras e banquetas

Padrão ergonômico de mesa e cadeira.

Aqui na loja quando um cliente chega perguntando se tenho banqueta, a primeira pergunta que faço é qual é a altura do tampo? Geralmente não sabem responder, nem sabem que existe diferenças e que é muito importante saber disso na hora da compra.

A relação de altura entre a parte superior do tampo e a parte superior do assento é de 30 cm, podendo variar 5 cm para cima ou para baixo, ou seja, entre 25 cm e 35 cm.

As alturas padrões são:

Mesas variam de 75 cm a 80 cm, são usadas cadeiras ou banquetas baixas que tenham entre 45 cm a 50 cm de altura de assento.

Bancadas variam entre 85 cm a 95 cm, são usadas banquetas médias ou que tenham regulagem de altura que tenham entre 55 cm e 65 cm de altura de assento.

Balcões variam de 100 cm a 110 cm, são usadas banquetas altas ou que tenham regulagem de altura entre 70 cm a 80 cm de altura de assento.

É muito importante saber que as banquetas que tem regulagem, variam a altura entre 55 cm e 80 cm, ou seja, servem apenas para bancadas ou balcões e ficam fora de padrão para serem usadas em mesas, dando ao usuário a impressão de estar debruçado sobre o tampo.

Também é importante destacar mais dois "erros" de projetos, muito comum de acontecer:

1- Gavetas abaixo do tampo ou tampo muito espesso com mais de 7 cm, gera desconforto, pois se o usuário for manter a ergonomia (relação de altura assento/tampo), na certa irá bater ou raspar a perna na parte inferior e em certos casos, não conseguirá nem entrar com as pernas por baixo do tampo.

2- Deixar o tampo sem "pingadeira", isso impede a entrada das pernas, fazendo que o usuário fique longe do tampo ou tenha que abrir as pernas totalmente para ficar perto do tampo. Isso ocorre muito em bancadas e balcões.

Bom agora você já sabe: se tiver uma mesa/bancada/balcão e quiser comprar a cadeira/banqueta, ou se tiver uma cadeira/banqueta e quiser comprar a mesa/bancada/balcão, tenha em mãos uma fita métrica.

510 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page